Logo do site Natalia Beauty

Zona T do rosto: o que é e como cuidar

Já ouviu falar na zona T do rosto? Sabia que a zona T pode ser responsável pelo excesso de óleo na sua pele? Se a oleosidade causa incômodo, há meios de controlar isso. Interessou? Então, confira as dicas que separamos para você, entenda mais sobre a famosa zona T, saiba como cuidar dela e faça as pazes com essa região! Acompanhe a seguir!

O que é a famosa zona T do rosto?

A zona T, região central do rosto, que compreende o queixo, a testa e o nariz, formam a letra T. Por isso a popularidade do nome. Essa zona é muito mencionada porque é justamente essa região que concentra glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade natural da pele. A zona T, muito conhecida por ser a região mais oleosa da face e, por isso mesmo, transparecer uma aparência mais brilhosa, requer cuidados especiais.

Como cuidar da zona T do rosto?

Para cuidar da zona T, alguns hábitos são importantes e ajudam a controlar a oleosidade excessiva, que costuma aparecer principalmente em peles consideradas oleosas.

Controle a alimentação

A alimentação tem um papel muito importante no equilíbrio da oleosidade dessa região do rosto. Por isso, é indispensável uma dieta balanceada e evitar alimentos com alto teor de gordura, bebidas com gás e alimentos condimentados.

Cuide da hidratação

A melhor fonte de hidratação para a pele é a água. Consumir a quantidade ideal de água ao peso corporal é essencial para a saúde da sua pele.

Utilize produtos adequados para seu tipo de pele

Use produtos desenvolvidos para seu tipo de pele. Para isso, identifique se é oleosa, seca ou mista. Se for oleosa, prefira produtos cuja composição não contenha óleo. Com isso, o brilho na zona T, que costuma causar incômodo em muitas pessoas, será substancialmente reduzido.

Afaste os cabelos do rosto

Os fios de cabelo absorvem poluição e impurezas do ambiente e transferem para a pele. Se estão constantemente em contato com o rosto, contribuem para a produção de oleosidade da pele.  Assim, é recomendado que as pessoas cuja pele é oleosa evitem as franjas.

Faça skincare

Adote uma rotina adequada de cuidados com a pele e inclua limpeza e hidratação no seu skincare, mas sem exageros. Limpeza excessiva acarreta efeito rebote e estimula as glândulas sebáceas a produzirem oleosidade.

Principais produtos para usar na zona T do rosto

Reunimos alguns dos melhores produtos de cuidado da zona T do seu rosto para sua rotina de skincare.

1. Sabonetes para pele oleosa

Para a limpeza, se sua pele for oleosa, o ideal é um sabonete facial específico para pele oleosa. Se  na formulação contiver ácido salicílico, melhor, pois esse é um ativo que combate acne e controla a oleosidade.

2. Água micelar

Ainda na limpeza, a água micelar é um produto que auxilia na remoção da maquiagem, sem agredir a pele. Esse produto contém micelas, esferas muito pequenas, que absorvem as impurezas do rosto, proporcionando uma higienização mais completa e suave.

3. Tônico

O tônico ajuda a reduzir a aparência de poros dilatados, previne o surgimento de acne e combate a oleosidade da pele.

4. Sérum

Na zona T mais oleosa, os poros ficam mais aparentes, gerando desconforto. Para ajudar com isso, aplicar um sérum com função de disfarce de poros nessa região é uma boa dica. Esse produto costuma ter ácido glicólico, uma substância que restaura e uniformiza a pele e reduz os poros.

5. Máscara facial

As máscaras faciais também contribuem para controlar o brilho da zona T, auxiliando na hidratação da pele, essencial ao controle da oleosidade. Opte por aquelas que sejam compatíveis com seu tipo de pele e aplique até duas vezes por semana. Máscaras com ácido hialurônico e vitamina B5 são boas para peles mistas e oleosas.

6. Protetor solar

Um produto que nunca pode faltar na sua rotina de cuidados com a pele: o protetor solar, independentemente do tipo de pele e aplicado em uma pequena camada, protege o rosto contra a radiação do sol. Esse hábito previne o envelhecimento da pele e evita queimaduras e ressecamento, que estimula a produção de sebo e eleva a oleosidade da pele. Assim, mesmo no inverno, é essencial passar protetor solar diariamente, mesmo se não for sair de casa. E não se esqueça de reaplicá-lo no decorrer do dia, respeitando o tempo indicado na embalagem do produto.

7. Pó translúcido

Por fim, alguns produtos de maquiagem contribuem para o controle da oleosidade da zona T, como o pó translúcido.  Após finalizar a maquiagem, aplique-o para conter o brilho excessivo dessa área ao longo do dia. Inclusive, essa dica é prática para a manutenção da make, reaplicando o pó translúcido no decorrer do dia. Portanto, com as dicas que trouxemos, será mais fácil reduzir a oleosidade da zona T no seu rosto, sem precisar retocar a maquiagem diversas vezes, ao longo do dia, para controlar o brilho. Quer cuidar ainda mais do seu rosto e da sua pele? No site da Natalia Beauty, conheça todos os procedimentos, escolha o ideal e realce a sua beleza!